No passado dia 17 de janeiro à noite, a junta de freguesia abriu portas a toda a comunidade para receber o Rancho Folclórico da Correlhã que, cumprindo a tradição, veio “cantar os reis”.
Esta velha tradição popular portuguesa, embora atualmente, em menor escala, celebra-se um pouco por todo o país, reunindo famílias, amigos e vizinhos ou grupos que saem à rua para “cantar os reis” ou “janeiras” de porta em porta. Muito embora neste domínio se acentuem as heterogenias regionais, é comum a composição de grupos, normalmente acompanhados de instrumentos musicais, que percorrem os mais variados lugares da sua freguesia, batendo às portas e entoando cantigas compostas de quadras de fino gosto popular, contendo certa criatividade, beleza, encomio e até escárnio.
Com o objetivo de manter este espírito, a junta de freguesia, tem a honra de promover o cumprir desta tradição por considerar a mesma uma magnífica manifestação de alegria e de votos de bom ano a toda a comunidade.
Para a Presidente da Junta, Fátima Oliveira, foi um dia em que o convívio e a amizade saíram reforçados. Considerou ser um privilégio dirigir uma freguesia que teima em manter as tradições, preservando a sua memória…demonstrou reconhecimento pelo trabalho do Rancho Folclórico da Correlhã, agradecendo o papel fundamental destes grupos que fazem da freguesia um polo incontornável da cultura local. Agradeceu a presença dos vários populares que aceitaram o convite endereçado a toda a comunidade e, disse esperar cada vez mais a adesão da população a este tipo de iniciativas.