No passado dia 4 de março, teve lugar a cerimónia de inauguração da requalificação da antiga Escola Básica da Correlhã, atual sede da junta de freguesia e de várias associações. Esta cerimónia fez parte do programa oficial das comemorações do “Dia de Ponte de Lima” e foi presidida por Sua Excelência, a Senhora Ministra da Coesão Territorial, Doutora Ana Maria Pereira Abrunhosa.
Foi sem dúvida um dia marcante para a Correlhã, não só pela presença de ilustres convidados, mas acima de tudo pelo momento de afirmação do associativismo, o qual demonstrou a sua vitalidade, empreendedorismo e dinamismo, características essas que contribuem para o enriquecimento humano e imaterial desta freguesia.
O dia ficou ainda marcado pela abertura do salão polivalente, local onde qualquer pessoa poderá ler um jornal ou revista, consultar um livro da biblioteca, visitar exposições quando dinamizadas, ver televisão ou simplesmente passar o tempo em convívio com outras pessoas.
A Senhora Ministra, Doutora Ana Abrunhosa agradeceu, reconhecida, a magnífica receção efetuada, denominando-a de “calorosa” e, deixando no ar a vontade de cá voltar em breve para privar com esta população que apelidou de acolhedora e entusiasta.
Fátima Oliveira, Presidente da Junta de Freguesia, disse que a Correlhã estava nesse dia duplamente feliz, pelo início das comemorações da atribuição do foral concedido pela Rainha D. Teresa em 1125 à que é hoje a vila de Ponte de Lima, por terem início na Correlhã e, por esta freguesia ter sido protagonista de um interessante momento histórico, que envolveu a mesma Rainha D. Teresa, o que, acrescentou, ser motivo de honra.
Agradeceu publicamente a toda a população que respondeu ao convite para estar presente e, deixou um sentido agradecimento às várias associações que se fizeram representar, demonstrando a imagem de marca que deve orgulhar qualquer Correlhanense, “a vitalidade do associativismo e a preservação da nossa identidade”! Terminou os agradecimentos, valorizando o papel crucial do Município de Ponte de Lima ao financiar esta merecida requalificação, que veio melhorar muito a qualidade dos serviços prestados à população e às várias associações.
De acordo com a política de requalificação dos equipamentos municipais que o Município tem implementado pelas freguesias do concelho, o Presidente da Câmara Municipal de Lima, Eng.º Victor Mendes, considerou que “o investimento efetuado dignificou o espaço e devolveu à freguesia um edifício que preserva e mantém para memória futura, as tradições e cultura de uma comunidade.”
O momento festivo na freguesia terminou com um Verde de Honra servido no interior do edifício, dadas as condições climatéricas que se fizeram sentir.