No passado dia 4 de março, decorreu no auditório do piso -1 do Centro Pastoral/Igreja Nova da Correlhã, uma sessão pública de esclarecimento sobre “Limpezas Florestais”, na qual esteve presente mais de uma centena de pessoas numa clara demonstração de cidadania.
Depois de uma breve introdução feita pela Presidente da Junta de Freguesia, seguiu-se uma nota de agradecimento e boas vindas do Sr. Vereador da Proteção Civil do Município de Ponte de Lima, Eng. Vasco Ferraz, seguindo-se a ordem de trabalhos com a apresentação a cargo do Gabinete Técnico Florestal do Município representado pela Sra. Eng.ª Susana Pereira. Na mesa estiveram ainda dois membros do SEPNA da GNR e o Sr. Comandante dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima, elementos estes cruciais para o cabal esclarecimento das dúvidas entretanto suscitadas no público.
Apesar da temática ter atingido um enorme mediatismo na comunicação social, apesar dos desdobráveis entregues pelas várias entidades, via postal, e dos vários editais afixados e divulgados no site da freguesia, a população demonstrou muitas dúvidas acerca das medidas a serem implementadas vs obrigações impostas pela lei, as quais foram sendo esclarecidas ao longo da sessão, essêncialmente no momento aberto ao debate.
Decorrida a sessão, a Junta de Freguesia congratula-se com a adesão e interesse demonstrado pela população, agradece naturalmente aos oradores e apela à cooperação de todos os presentes para que, em conjunto, se possa transmitir à restante população uma mensagem de dever cívico na prevenção generalizada aos incêndios rurais, partindo da premissa que a floresta é de todos e que a todos cabe preservar e proteger.
Por fim, uma nota de agradecimento à Direção do Centro Paroquial e Social da Correlhã, na pessoa do Sr.Padre Vilar, pela cedência gratuita do auditório para que o evento fosse possível.