No passado dia 4 de março, fazendo parte do programa das comemorações do Dia de Ponte de Lima, foi inaugurada a obra de restauro da Capela de S.Tiago, depois de um longo processo de recuperação que culminou com a reabilitação e ampliação do largo envolvente, com o mesmo nome.
A Sra. Presidente da junta de freguesia, no arranque da sua nota aos presentes, disse ser mais um dia de grande satisfação para a freguesia da Correlhã e para Ponte de Lima.
No enquadramento da sua breve exposição, fez referência ao facto de ser “à sombra da Casa do Paço, que se estava a viver um momento verdadeiramente histórico”, casa esta que em 1706 já tinha a Capela de S. Tiago como sua, sendo nessa casa que se recolhiam na época, os quintos dos frutos que a Casa de Bragança recebia de toda a freguesia.
Congratulou-se por assistir ao bom resultado de uma notável recuperação, depois de, no século dezoito, ter sido arrasada a antiga capela, que estava arruinada, para se reerguer, com o estilo dessa época, a que chegou até nós.
Felicitou os técnicos e todos os que se empenharam no bom resultado de tão sensível empreendimento, e vincou a felicidade de a ter de novo, muito graças à inteligente generosidade dos seus atuais proprietários, o senhor Manuel Costa e a senhora Fátima Silva, a quem reconhecida, agradeceu.
Agradeceu o apoio incondicional do Município de Ponte de Lima, que abraçou com gosto este sonho, e naturalmente, à Junta de Freguesia que lidera, que se empenhou com a máxima dedicação para ser possível mostrar este testemunho religioso e histórico, com a dignidade desejada, aos Correlhanenses e a todos os Limianos e, muito particularmente, aos Peregrinos, que percorrem este Caminho, escolhido há nove séculos por D. Teresa e D. Henrique, em boa hora registado nos arquivos da Catedral de Santiago de Compostela, e na nossa terra, em artístico azulejo, que tanto dignifica a história da Correlhã.
Para terminar, houve ainda lugar para agradecer aos proprietários dos terrenos confinantes com o largo, o qual considerou ter ficado agora mais generoso, com as porções de terreno que cederam ao domínio público.
Disse ainda não poder deixar de fazer um agradecimento ao Eng.Vitor Mendes, Presidente da Câmara Municipal na altura em que todo este processo iniciou e que, como ela, acreditou ser possível.
Em jeito de conclusão, disse ser “verdade que todas as obras são importantes, mas, existem aquelas que só quem vive o seu percurso, sente a importância, e é o caso deste restauro.”
Ficou assim eternizado um grande dia para Correlhã, mas muito grande para Ponte de Lima, ao acrescentar esta pérola aos seus já ricos, 899 anos de história.