O Rancho Folclórico da Correlhã foi fundado em Janeiro de 1960, com a finalidade de manter vivos os usos e costumes das suas gentes.
A primeira apresentação pública do grupo foi a 12 de Junho de 1960, nas festas em Honra a Sto. António na vila de Ponte de Lima.
O Rancho Folclórico da Correlhã tem no seu palmarés apresentações nas mais variadas manifestações folclóricas e etnográficas nacionais, tanto no continente como nas ilhas, e também internacionais. O grupo tem ainda presença marcada em todos os canais de Televisão Portuguesa e algumas estrangeiras.
O seu reportório de recolhas divide-se por viras, rusgas, chulas, canas verdes, gotas, etc. A tocata tradicional do grupo é composta por concertinas, cavaquinhos, violas braguesas, violões, bombo, ferrinhos e reque-reque.
A Escola de Folclore Infantil da Correlhã foi fundada em Janeiro de 1990 com alguns objectivos principais além da preservação dos valores culturais da nossa terra: ocupar os tempos livres dos nossos jovens e dar-lhes formação nomeadamente nas danças, cantigas e na música, de forma a assegurar uma maior longevidade e mais saudável do rancho adulto, este fundado em 1960.
A juventude que vem fazendo parte desta Escola situa-se no que diz respeito a idades, entre os 3 e os 16/17 anos.
A Escola de Folclore Infantil da Correlhã tem feito inúmeras atuações em vários pontos do país em festas, festivais e cortejos etnográficos, tendo sido sempre acolhida com muito carinho e com muitos aplausos.
Do seu reportório dançado destacamos viras, canas verdes, rusgas, entre outros, juntando algumas brincadeiras própria da idade e da época retratada!
Morada:
Rua da Capela de Santo Abdão n. 770 – Correlhã
4990 – 312 Ponte de Lima
Alto Minho – Portugal
Contacto Telefónico: +351 960 372 437