No passado dia 30 de junho, tiveram lugar as já habituais comemorações do “Dia da Correlhã”, as quais se iniciarem com um almoço convívio, momento que contou com a presença de quase quatro centenas de pessoas. De seguida, teve lugar a cerimónia de atribuição de Medalhas de Mérito 2019, tendo sido homenageadas as seguintes instituições e pessoas:
Medalha de Mérito Desportivo: Sra. Ana Amorim
Medalha de Mérito Social: Sr. João de Brito Cerqueira
Medalha de Mérito Económico: Sr. José Maria Bezerra C. Pisco (Trovela Luz)
Medalha de Mérito Cultural: Sr. Manuel da Fonte Rodrigues Alves
A Presidente da Junta de Freguesia, no seu discurso, para além de todas as considerações e felicitações, agradeceu a todos que de forma direta ou indireta, tornaram aquele momento possível, nomeadamente, à Comissão de Festas de Nossa Sra. da Boa Morte, Mordomos, Mordomas e Zeladora pela cedência do salão da quinta e de todo o seu recheio, às casas comerciais que apoiaram o evento, aos vários particulares que o fizeram de forma anónima e em especial, às senhoras da cozinha, que uma vez mais, foram incansáveis na preparação do almoço e, por esse motivo, merecedoras de um momento público de agradecimento.
No seu discurso, Fátima Oliveira a propósito da apresentação do documento histórico vindo do Arquivo Histórico da Catedral de Santiago de Compostela, disse:
“A Correlhã é como todos sabem, uma freguesia com um passado riquíssimo nas mais variadas vertentes, facto inequívoco que nos faz sentir naturalmente orgulhosos. Mas falar da nossa história, e em particular da passagem de D.Henrique e D.Teresa na Correlhã no ano de 1097 constituiu-se tarefa tão difícil quanto motivadora, na medida em que nos remete ao início: o nascer da Correlhã como uma terra com identidade (…). Apesar de já existirem várias referências escritas à passagem de tão ilustres figuras pela Vila Corneliana, é de facto relevante este feito e, ao mesmo tempo, uma honra poder apoiar estes “Amigos da Correlhã” que trabalharam com afinco e muita dedicação, para nos poderem proporcionar hoje a cópia de tão valioso documento demonstrativo da importância da Correlhã naquela época.”
Terminou expressando gratidão ao Sr. Amândio Vieira e ao Sr. Manuel Alves pela pesquisa e cedência de cópia do documento e pela colaboração na elaboração de desdobrável fornecido a todos os presentes.
Uma vez alcançados os objetivos do evento, pode dizer-se ter sido um grande momento de união e vivência em comunidade, que vale a pena repetir!